terça-feira, 11 de maio de 2010

PLANO DE AULA

Curso: Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC
Unidade: III
Atividade: I – Análise, Planejamento e Execução de aula com Material Digital
Cursista: Ana Lúcia Bispo de Assis
Data: 11/05/2010
Tutora: Josemília
Escola: Escola Estadual Brigadeiro Felipe

Plano de Aula
Disciplina: Ciências
Turma: 2º Ano - matutino
O que o aluno poderá aprender com esta aula
A realização desta aula propiciará aos alunos conhecerem as características do mosquito da dengue e as formas de transmissão da doença. Possibilitará ainda, o conhecimento das diversas formas de prevenção da dengue e os cuidados com a saúde.
Duração das atividades: 4 horas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno.
O tema a ser trabalhado é de conhecimento da comunidade em geral. Por tanto, faz – se necessário argüir os alunos sobre os conhecimentos construídos por meio da convivência familiar. Serão levantados os seguintes questionamentos:
1- Conhece alguém que já contraiu a doença?
2- Como a pessoa contraiu?
3- Quais os medicamentos que tomou?
4- O que fazer para não ter o mosquito na residência?
Estratégias e recursos da aula
• Os alunos serão oportunizados para realizarem questionamentos e socializarem os conhecimentos prévios.
• Os alunos visualizarão o mosquito da dengue no vidro, para analise de suas características.
• O agente de saúde realizará uma palestra expondo tudo sobre a dengue.
• Será feita a exposição dos panfletos e cartazes de conscientização sobre a dengue, por grupos de alunos nas outras salas.
• Apresentar - se - á o vídeo abordando o tema: http://www.yotube.com.br.
• Para finalizar será montado um painel com frases de conscientização e desenhos do mosquito da dengue.
• Serão utilizados Folder explicativos, Vídeo no Data Show, Máquina Digital para registrar as fotos e filmagens e exposição das larvas e mosquito no vidro.
Avaliação
O processo de construção do conhecimento será avaliado por meio dos questionamentos, participação e atividades desenvolvidas no decorrer da aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário