Compreendo um hipertexto como sendo um grande texto aparentemente sintetizado, porém, ampliado pelas diversas possibilidades que são as conexões eletrônicas possíveis entre as imagens, sons, e os textos associados de maneira não linear.
Segundo Lévy, tecnicamente, hipertexto é um conjunto de nós interligados por conexões. Os nós podem ser palavras, páginasimagens, gráficos ou partes de gráficos, sequências sonoras, documentos complexos que podem eles mesmos serem hipertextos. Os itens de informação não são ligados linearmente, como em uma corda com nós, mas cada um deles, ou a maioria, suas conexões em estrela, de modo reticular.
O mundo digital surpreende o homem comum com intervenções noves e surpreendentes, é dessa forma que me sinto após navegar no hipertexto. Não é necessário criar laudas e mais laudas de textos, em um só campo, pois de forma linear, se tem acesso a uma diversidade de textos interessantes ampliando os conhecimentos de uma maneira dinâmica e atrativa. Não somente texto, mas como também fotos, vídeos e outros links podem estar presentes no texto, enriquecendo - o.
A leitura em um hipertexto é interessante, porém necessita de uma atenção para não se perder o desencadeamento lógico do texto e consequentemente sua compreensão, devido as diversas escruzilhadas que precisa adentrar nas diversas ramificações a fim de aprofundar os conhecimentos ou adquirir uma informação ampliada por meio dos diversos links que aparecem. As muitas possibilidade de informações dentro de um texto oportunizam o leitor escolher as ligações de sua preferência, conectando os dados informacionais que mais lhe interessa.
Por tanto, a riqueza do hipertexto deve ser considerada e utilizado com frequência no processo de ensino e aprendizagem no contexto educacional.
segunda-feira, 19 de abril de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Realmente, a leitura em hipertexto é muito interessante, a atenção deve ser dobrada para não se perder.
ResponderExcluirO hipertexto acompanha o pensamento humano, que não se dá apenas em uma direção. Nossa mente é capaz de fazer muitas e muitas conexões ao mesmo tempo. Quando lemos, pesquisamos, estudamos algo, é importante ter a oportunidade de construir leituras também a partir das conexões.
ResponderExcluir